Mapeamento de Nevos (Fotofinder®)
Mapeamento corporal e dermatoscopia digital ( Fotofinder®)
O Exame
Os nevos melanocíticos (pintas ou sinais) são considerados potenciais precursores, marcadores de risco ou diagnóstico diferencial de melanoma, o câncer de pele mais agressivo. Muitas vezes a diferenciação entre uma lesão benigna e maligna é muito difícil de ser feita apenas ao exame clínico. Para ajudar nessa diferenciação podemos usar a fotodermatoscopia digital, um método diagnóstico não invasivo que aumenta a acurácia diagnóstica, melhorando a capacidade do médico em diferenciar uma lesão benigna de uma maligna. A dermatoscopia é superior ao exame clínico a olho nu no diagnóstico de melanoma. Existem alguns pacientes, com tantas pintas que fica impossível acompanhar a evolução destas pintas somente pela memória do médico. Para ajudar nesta situação, indicamos o mapeamento corporal.
O mapeamento corporal consiste em fotografias digitais de alta resolução de todo o corpo em poses padronizadas, associado à dermatoscopia digital de nevos melanocíticos suspeitos. As imagens são arquivadas em um software específico que permite a comparação em intervalos de tempo pré-estabelecidos.
Indicações do exame
O mapeamento corporal é indicado a todos os pacientes que possuam um risco elevado de desenvolverem melanomas, como por exemplo, pacientes com múltiplos nevos, história familiar de melanoma e história prévia de melanoma. O seguimento de pacientes com mapeamento corporal diminui o número de biópsias e cirurgias desnecessárias, possibilita o diagnóstico de melanomas no início, quando ainda são curáveis por cirurgia, permite o seguimento dos nevos pelo próprio paciente, aumenta a acurácia diagnóstica, permite o diagnóstico de outros cânceres de pele e outras condições dermatológicas.