Toxina Botulínica (Botox® ou Dysport®)
Toxina Botulínica (Botox® ou Dysport®)
A toxina botulínica é capaz de inibir temporariamente as contrações de músculos da face, principalmente da região em torno dos olhos, entre os supercílios (sobrancelhas) e da testa.
Indicação
É indicado para amenizar ou eliminar temporariamente as rugas em torno dos olhos, os “pés de galinha”, as rugas entre as sobrancelhas e as da testa – as chamadas rugas dinâmicas, que surgem quando a pessoa expressa um sorriso, preocupação, ansiedade etc. A toxina botulínica é utilizada também para o tratamento da hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo nas axilas e nas mãos).
Aplicação
A aplicação da toxina deve ser feita apenas por médico, no consultório. A anestesia é dispensável, uma vez que o paciente sente apenas a dor da picada da agulha, que é suportável.
Com o paciente assentado ou recostado são feitas aplicações na região entre as sobrancelhas, na parte externa de cada órbita e, se necessário, na testa. A quantidade de toxina utilizada e o local das aplicações é muito relativa e varia de acordo com a quantidade e profundidade das rugas dinâmicas.
Resultados
A toxina botulínica começa a fazer efeito entre 48 e 72 horas após a aplicação e atinge o seu pico de atuação após uma semana. O resultado pode durar, em média, de quatro a seis meses.
Cuidados
A dor da aplicação é tolerável. Para aliviá-la pode ser utilizado um creme anestésico nos locais da aplicação – entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos. Durante as quatro horas que se seguem ao procedimento, o paciente não pode massagear ou coçar os locais da aplicação, tampouco deitar-se. Não se deve massagear ou coçar o local, nem deitar nesse período.
Os efeitos são melhores se o paciente movimentar insistentemente os músculos tratados, franzindo ou enrugando a testa, as sobrancelhas e os olhos, de 15 em 15 minutos, por um período também de quatro horas.
Quando a toxina é aplicada corretamente e com boa técnica, os riscos e complicações de sua aplicação são incomuns, mínimos e transitórios. Muito raramente ocorre discreto edema no local (inchaço), eritema (manchas avermelhadas ou roxas) e discreta dor de cabeça. Dificilmente ocorrem assimetrias e queda da pálpebra ou visão dupla; no entanto, todas essas intercorrências são temporárias e reversíveis. A toxina botulínica não deve ser aplicada em pacientes grávidas ou em período de lactação.