Tratamento de Estrias
O tratamento de estrias
O tratamento de estrias atualmente envolve associações de técnicas que garante a mehora em torno de 60 % delas.
As estrias podem ser vermelhas ou arroxeadas; as brancas, superficiais e estreitas; e ainda as brancas, profundas e largas.
De forma geral, elas aparecem quando é exigido da pele um estiramento muito rápido. “Isso acontece durante a fase de crescimento, na gravidez, quando a mulher engorda muito ou aumenta os seios com uma prótese de silicone grande demais.
As vermelhas ou arroxeadas são as mais fáceis de tratar, pois são recentes – a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local. Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas. Nessa fase, o tratamento, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar uma agressão maior na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina amenizando estas lesões de pele.
São indicados alguns tratamentos realizados no consultório, pelo dermatologista, para tratamento das estrias :
Peeling seriado: algumas sessões de microdermabrasão associado a peeling químico pode beneficiar os pacientes com estrias, este procedimento pode fazer estímulo de colageno e melhora da textura da pele no local.
Subcisão: um método cirúrgico ambulatorial que utiliza uma agulha com ponta cortante para descolar a derme profunda, traumatizando-a. este método melhora a largura e a profundidade das estrias. O resultado só aparece entre 30 e 60 dias, quando acontece o estímulo à formação de colágeno. O local fica dolorido e com hematomas por até uma semana. Exercícios físicos devem ser evitados por três dias e a exposição solar deve ser evitada por 2 meses. O número de sessões é variável de paciente para paciente, geralmente uma ou duas sessões de subcisão, com intervalo de 60 dias, podem ser suficientes.
Laser fracionado o feixe de luz é direcionado para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. A energia estimula a produção de colágeno e elastina preservando boa parte da pele, o que acelera o processo de cicatrização. Dois lasers podem ser usados para o tratamento das estrias , o STARLUX ® 1540nm, para estrias mais finas porém que acometem áreas maiores, pacientes de todos os fototipos. O DEEP FX® é usado para tratar estrias mais largas, profundas, em pacientes de pele clara.