Tratamento e Correção de Cicatriz de Acne
CORREÇÃO DE CICATRIZES DE ACNE
As cicatrizes de acne são as marcas elevadas ou deprimidas provocadas pela doença chamada acne, vulgarmente conhecida como “espinhas”.
A acne é uma doença das glândulas sebáceas, muito comum na adolescência. Se não for corretamente tratada, a acne pode evoluir com cicatrizes por toda vida. É uma doença com múltiplas causas: obstruções nos poros, acúmulo de sebo, contaminação por bactérias e fatores hormonais são as principais.
A doença pode provocar cicatrizes muito inestéticas e permanentes, conforme o grau de acometimento, da gravidade, profundidade, extensão e tratamentos incorretos.
Tratamentos
Podemos considerar que a acne tem cura. É muito importante não manipular as lesões, evitar cosméticos (maquiagem, pintura, base, corretivos) e seguir o tratamento indicado pelo dermatologista.
O tratamento da acne é demorado, exige disciplina e perseverança. Os medicamentos mais eficazes são: peróxido de benzoíla, adapaleno, ácido retinóico, antibióticos de uso local e oral e isotretinoína.
Para as cicatrizes, os tratamentos disponíveis e mais eficazes são as cirurgias que descolam a pele abaixo da cicatriz (subscisão), o preenchimento, a aplicação de ácidos (cauterização química) e o laser.
Resultados
O tratamento das cicatrizes de acne é um desafio difícil e demorado. Exige perseverança, paciência e são necessárias múltiplas sessões para se alcançar um resultado satisfatório.
É um tratamento feito em etapas, podendo ser comparado a uma restauração de uma obra de arte. Cada cicatriz é tratada individualmente, em várias etapas. Em média, são necessárias seis sessões de subcisões ou cauterizações químicas, com intervalo de seis semanas, antes do tratamento final com o laser.
O paciente deve saber que os resultados são muito variáveis, dependendo da extensão e profundidade das cicatrizes. Os resultados podem ser bastante satisfatórios e também desapontadores. É muito difícil conseguir a total reconstituição da pele de forma que ela fique totalmente lisa, como era antes.
A escolha da técnica para corrigir as cicatrizes da acne depende do tipo de cicatriz que pode ser elevada, deprimida, larga ou estreita.
Subscisão
É feita nas cicatrizes deprimidas, profundas e consiste numa pequena cirurgia onde cada cicatriz é tratada individualmente, utilizando anestesia local e uma agulha que eleva este tipo de cicatriz.
Ácidos
A aplicação de ácidos é feita nas cicatrizes deprimidas e puntiformes, chamadas de “ice-picks”, sem necessidade de anestesia.
Shaving
Para as cicatrizes altas, elevadas, a técnica mais indicada é uma cirurgia que retira as cicatrizes, chamada de “shaving” e logo em seguida é aplicado um medicamento para evitar a recidiva.
Laser CO2
O laser é a última etapa do tratamento, para dar o “acabamento final” e está indicado em todos os tipos de cicatrizes.